A Fundação Rincão do Senhor nasceu de uma experiência religiosa durante a celebração de uma missa em 1995, na qual o nosso fundador, padre José Osmar de Medeiros – Padre Dé sentiu-se impelido a falar a comunidade, sobre as feridas abertas nos relacionamentos familiares. A continuidade desta experiência junto com a criatividade e dinamismo do Padre Dé para exortações de forma clara e dinâmica, foi atraindo um número crescente de famílias sequiosas de soluções e orientações para seus problemas, tornando a igreja um espaço pequeno para comportar tamanha multidão. Em 1996, deu início a esta mesma experiência na Praça Pública do Bairro do Rocha, mas com o decorrer do tempo, também a praça tornou-se pequena.
Saiba Mais
A Fundação Rincão do Senhor...
![]() |
A comunidade com muita determinação e empenho, conquistou então uma área ampla de 34.500 metros quadrados, o Rincão. E em dezembro de 2002 nasce juridicamente a FUNDAÇÃO RINCÃO DO SENHOR (nome escolhido em votação, pela própria comunidade). Na fundação existem várias atividades evangelizadoras e de cunho social, como serviços, atendimentos a população em situação de rua, serviços de saúde básica ambulatoriais de cardiologia, ortopedia, reumatologia, pediatria e outros. Atendimento de fisioterapia e auriculoterapia, ginástica para terceira idade, aulas de zumba, Mhuaiy Tai e judô para crianças, jovens e adultos. Também conta com um núcleo jurídico de atendimento e serviços gratuitos à comunidade, projeto “Mexa-se, Ginástica para todos”, projetos educacionais como cursos em parceria com esta instituição na área de recursos humanos e administrativos, cursos em parceria com governo federal PLANTEQ, e anualmente dois movimentos de Ação Social e de Saúde. Também há o trabalho de promoção de eventos culturais como feira de livros, festas promovendo a cultura nordestina e diversos shows, no seguimento cristão. Há ainda o trabalho de evangelização com retiros, missa por cura e libertação todo último domingo do mês, quando várias caravanas de outros bairros e cidades vizinhas do Rio e Grande Rio chegam a trazer um público de oito a dez mil fiéis. Por tais feitos a Fundação recebeu da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, o Título de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº. 114/2008, assim como, o Título de Utilidade Pública Estadual do Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 1800/2008.
A Fundação se mantém exclusivamente através de doações espontâneas feitas através do carnê verde e depósitos identificados, onde cada um contribui como pode e quando quer, e também através de sua lanchonete e lojinha de artigos religiosos, aos domingos. Com muito otimismo a fundação vai caminhando sob a direção do Padre Dé, que projeta para o futuro, a tão sonhada creche, casa de acolhimento à população em situação de rua e idosos. Muitos são os testemunhos de curas e de salvações de famílias acontecidos no Rincão do Senhor, o que impulsiona e motiva a diretoria e a toda a comunidade aguerrida e solidária, a dar continuidade a esta obra.
Muitos são os testemunhos de curas e de salvações de famílias acontecidos, o que impulsionam e motivam a diretoria e a comunidade, que é muito solidária e aguerrida, a dar continuidade a esta obra.